Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas

  • Pedro Edson Face MOURA Universidade Federal do Cerá
  • Antônio Jeovah de Andrade MEIRELES Universidade Federal do Cerá
  • Nágila Fernanda Furtado TEIXEIRA Universidade Federal do Cerá

Abstract

O presente estudo objetiva descrever práticas pedagógicas integradas desenvolvidas ao longo da graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará, escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana e comunidades tradicionais, por meio da união entre a Geografia e a Educação Ambiental. Através da pesquisa e leituras percebe-se que o ensino de Geografia está em crise e desvalorizado, devido à fragmentação dos conhecimentos, a divisão entre Geografia Física e Humana e ao pragmatismo dos currículos que reflete, entre outros pontos, na relação do aluno com o meio ambiente e gera o sentimento de não pertencimento a natureza. Essa realidade requer uma renovação da abordagem da Geografia, caracterizada em conhecimentos integrados, crítico e inclusivo, com ênfase na construção dos conhecimentos e na troca de experiência. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta fundamental para a inserção das questões ambientais na escola, aliada ao ensino de Geografia, pois os alunos, sujeitos em processo de formação não somente intelectual, mas também moral, étnico e social são estimulados, pela união dessas duas ciências, a refletirem criticamente sobre seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente. 

Author Biographies

Pedro Edson Face MOURA, Universidade Federal do Cerá
Graduado em Geografia pela Universidade Fedeal do Ceará, bolsista do projeto mangrove: Educação Ambiental em áreas de Mangueza e voluntário do laboratório de Geomorfologia Costeira- LAGECO-UFC.
Antônio Jeovah de Andrade MEIRELES, Universidade Federal do Cerá
Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará e dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática.
Nágila Fernanda Furtado TEIXEIRA, Universidade Federal do Cerá
Graduanda do Curso de Geografia (licenciatura) da Universidade Federal do Ceará. Participou, na condição de bolsista remunerada, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID 2011 - UFC, financiado pela Capes, no período de agosto de 2012 a fevereiro de 2014. Atualmente é integrante do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN e participa, na condição de bolsista remunerada, do Projeto de Extensão Sala Verde Água Viva, UFC, bem como é monitora voluntária da disciplina Métodos e Técnicas da Pesquisa em Geografia Física, sob orientação do prof Edson Vicente da Silva
Published
28/05/2015
How to Cite
MOURA, Pedro Edson Face; MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade; TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado. Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 47 - 59, may 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/318>. Date accessed: 24 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Práticas pedagógicas