A utilização de técnicas de geoprocessamento para análise geográfica da correlação entre homicídios e aglomeração urbana de Belém, PA

  • Clicia da Silva SANTOS UEPA
  • Clay Anderson Nunes CHAGAS UFPA
  • Denise Carla de melo VIEIRA UFPA

Abstract

O presente trabalho objetiva destacar a importância do geoprocessamento no estudo da Geografia Urbana, a fim de entender a correlação entre as formas de ocupação do espaço e as incidências de homicídios. O recorte espacial contempla dois bairros da metrópole belenense, os bairros Jurunas e Umarizal. Quanto aos procedimentos metodológicos destaca-se a leitura de referenciais que tratam da problemática urbana, relacionada a violência –homicídio-, segregação sócio-espacial, além de pesquisa de campo e coleta de dados, junto a órgãos oficiais como secretaria de segurança pública, IBGE, Prefeitura Municipal e dentre outros que disponibilizam de informações concernentes a dados criminais e situação geral dos bairros estudados. Tais dados possibilitaram a construção de um Banco de Dados Geográficos (BDG), que contempla as informações de locais de aglomerados subnormais e homicídios georeferenciados, para assim se fazer análise da relação entre os homicídios e as aglomerações urbanas, a partir de uma cartografia criminal.

Palavras-chave: Geoprocessamento, Geografia urbana, segregação sócio-espacial. 

How to Cite
SANTOS, Clicia da Silva; CHAGAS, Clay Anderson Nunes; VIEIRA, Denise Carla de melo. A utilização de técnicas de geoprocessamento para análise geográfica da correlação entre homicídios e aglomeração urbana de Belém, PA. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 2 - 16, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/359>. Date accessed: 25 apr. 2024.

Keywords

Geoprocessamento, Geografia urbana, segregação sócio-espacial.