Fundamentos teóricos da análise sistêmica e seus usos em estudos geográficos no estado do Piauí: levantamento preliminar

  • Jefferson Paulo Ribeiro SOARES UFPI
  • Cláudia Maria Sabóia de AQUINO UFPI

Abstract

Considerando a importância da abordagem sistêmica na atualidade para o entendimento das questões relativas ao ambiente, o presente trabalho objetiva realizar: i) uma breve analise dos fundamentos da Teoria Geral de Sistemas e seu emprego na Geografia; ii) levantar e sumariar estudos que tenha realizado o emprego desta teoria no estado do Piauí. Sendo que os trabalhos sob o viés da análise sistêmica da paisagem são empregados no Brasil e no estado do Piauí com o objetivo de subsidiar avaliações ambientais, identificar unidades territoriais com dinâmicas semelhantes, passíveis de classificações diversas em processos de planejamento, ordenamento e gestão territorial.

Palavras chave: Geografia, análise sistêmica, paisagem, Piauí.

Published
15/10/2015
How to Cite
SOARES, Jefferson Paulo Ribeiro; AQUINO, Cláudia Maria Sabóia de. Fundamentos teóricos da análise sistêmica e seus usos em estudos geográficos no estado do Piauí: levantamento preliminar. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 172 - 183, oct. 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/376>. Date accessed: 24 apr. 2024.

Keywords

Geografia, análise sistêmica, paisagem, Piauí.