El proceso de construcción territorial en el área de bahía Creek

  • Enrique Hugo FABREGAT Universidad Nacional de rio negro

Abstract

Este artigo surge do trabalho realizado no projeto de pesquisa “Desertificação na  Patagonia: uma olhada etno – ecológica”, desenvolvido na Universidade Nacional de Rio Negro, Argentina. O objetivo da pesquisa é a analise  do processo de construção do território na área da Bahia Creek, na Província de Rio Negro.

No trabalho é feita uma analise histórica  da ocupação do espaço, da área localizada no litoral do Golfo San Matias, localizada  a 41° 04´ 59” de latitude sul y 63°55´57” de longitude oeste, no setor leste da Patagônia Norte sobre a costa atlântica.

Participaram na construção do território, tanto variáveis locais como  externas ao mesmo. Por uma parte a posição geográfica de isolamento e por outro as decisões políticas e a postura de alguns de seus habitantes.

Palavras-chave: território, atores, localização, recursos naturais

How to Cite
FABREGAT, Enrique Hugo. El proceso de construcción territorial en el área de bahía Creek. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 192 - 208, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/378>. Date accessed: 06 aug. 2020.

Keywords

território, atores, localização, recursos naturais