O crescimento da produção canavieira no município de Dourados/MS e as transformações na infraestrutura rodoviária para o escoamento da cana-de-açúcar no período de 2008 a 2010
Abstract
Com o crescimento do setor sucroalcooleiro no estado de Mato Grosso do Sul, o município de Dourados tem especial interesse deste setor agroindustrial para a instalação de usinas de açúcar e álcool. A principal preocupação do governo está em desenvolver políticas de incentivo para o fomento do setor, seja com apoio financeiro para a instalação de agroindústrias ou a criação de condições logísticas para a produção da cana-de-açúcar. Este estudo tem como objetivo compreender as relações do crescimento da produção canavieira e as transformações na infraestrutura rodoviária para o escoamento da cana-de-açúcar no período de 2008 a 2010. A pesquisa foi conduzida com base nas teorias que discutem o avanço da lógica de produção capitalista sobre o campo, na bibliografia regional, no levantamento de dados primários em órgãos e entidades representativas e nos Planos, Programas e Projetos de desenvolvimento do setor sucroalcooleiro para o estado de Mato Grosso do Sul.
Palavras – Chaves: Infraestrutura. Logística. Cana-de-Açúcar. Estado.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).