As festas tradicionais religiosas no contexto de mudanças no uso e a apropriação do espaço para a prática do turismo no distrito de gardênia, município de Rancharia, SP

  • Sueli Aparecida de SOUZA UNESP
  • Rosângela Custodio Cortez THOMAZ UNESP

Abstract

Propõe-se com esse estudo, debater a questão das manifestações culturais, notadamente, as festas de natureza religiosa no Distrito de Gardênia, Município de Rancharia – SP, que está inserido no contexto do uso e apropriação do espaço pela prática do turismo. Busca-se ainda, através da apreensão dos aspectos organizacionais e da análise das opiniões dos participantes dessas festividades, os moradores locais, verificar as possibilidades enquanto atrativos turísticos numa proposta de turismo cultural e, contribuir com dados para um planejamento turístico adequado à realidade em questão. Assim, os procedimentos metodológicos adotados consistiram em revisão bibliográfica, entrevistas padronizadas e observação in loco. Com base nas investigações foi constatado que as manifestações culturais existentes no Distrito são reconhecidas como atrativos turísticos em potenciais pelos seus participantes. Quanto ao perfil dos participantes o estudo revelou que majoritariamente são do sexo feminino e que, as motivações em participar se convergem para a preservação da tradição.

Palavras chave: Modernização da Agricultura; Festas Religiosas; Turismo Cultural; Planejamento Turístico. 

How to Cite
SOUZA, Sueli Aparecida de; THOMAZ, Rosângela Custodio Cortez. As festas tradicionais religiosas no contexto de mudanças no uso e a apropriação do espaço para a prática do turismo no distrito de gardênia, município de Rancharia, SP. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 325 - 340, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/389>. Date accessed: 19 apr. 2024.

Keywords

Modernização da Agricultura; Festas Religiosas; Turismo Cultural; Planejamento Turístico