Um olhar sobre a cidade e alguns dos seus cenários: perspectivas do interacionismo simbólico e a metodologia de Erving Goffman, uma contribuição ao estudo da geografia do cotidiano

  • Ana Helena Corrêa de Freitas GIL IFPR

Abstract

Ana Helenelena Corrêa de Freitas Gil*

*Doutora em Geografia – Professora de Geografia do Instituto Federal do Paraná

Corêa de Freitas Gil*

*Doutora em Geografia – Professora de Geografia do Instituto Federal do Paraná

 

 

O modo como as pessoas se apresentam frente as outras em suas relações sempre foi algo instigante as mais variadas correntes de pesquisas. Dentre elas, o interacionismo simbólico, que nos revela o cotidiano por meio de análises profundas. Cabe ao investigador nessa ótica, observar atentamente os processos sociais nas interações diretas entre os atores. A nossa leitura se deve especificamente à proposta da metodologia sócio-interacionista de Erving Goffman, que conduz ao reconhecimento que a cidade possa ser vista como um conjunto de palcos, nos quais as pessoas desempenham vários papéis. O presente artigo pretende desse modo, apresentar alguns resultados relativos as representações de pessoas frente a seus espaços cotidiano, tratando o mesmo como um espaço um espaço performático. O olhar sociológico desta abordagem é embutida na geografia cultural, que define o espaço não apenas como um todo físico, mas como um espaço de interação de pessoas que nele interagem.

Palavras-chaves: interacionismo  simbólico; geografia do cotidiano; metodologia goffmaniana.

Author Biography

Ana Helena Corrêa de Freitas GIL, IFPR
How to Cite
GIL, Ana Helena Corrêa de Freitas. Um olhar sobre a cidade e alguns dos seus cenários: perspectivas do interacionismo simbólico e a metodologia de Erving Goffman, uma contribuição ao estudo da geografia do cotidiano. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 98 - 111, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/393>. Date accessed: 06 aug. 2020.

Keywords

interacionismo simbólico; geografia do cotidiano; metodologia goffmaniana.