A geografia escolar cearense: uma breve história

  • Eluziane Gonzaga MENDES Universidade Federal do Ceará

Abstract

A história da Geografia como disciplina escolar apresenta longa trajetória. Seguiu o desenvolvimento dos currículos escolares, da expansão das escolas e institucionalização da instrução pública. O período da pesquisa se desenrola a partir de 1840, momento da instalação do Liceu do Ceará, até o surgimento do primeiro curso superior de formação de professores na disciplina, datado de 1947. Das evidências periféricas da historiografia cearense foram sendo reconstruídas a estrutura e dinâmica da formação do saber geográfico local. O trabalho de investigação baseou-se, em registros de arquivos públicos e privados, bibliotecas, leituras de dissertações e teses acerca da temática e, sobretudo, das Revistas do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, permitindo acesso aos escritos que compunham o passado da Geografia escolar da cidade de Fortaleza, e de outras localidades no Estado. 

Published
16/11/2015
How to Cite
MENDES, Eluziane Gonzaga. A geografia escolar cearense: uma breve história. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 2 - 16, nov. 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/405>. Date accessed: 30 sep. 2022.

Keywords

Geografia escolar. Livros didáticos. Professores de Geografia.