O lugar do ensino na formação da geografia brasileira
Abstract
O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar do ensino no processo de formação da Geografia Brasileira, buscando compreender a relação entre o ensino de geografia no Brasil na primeira metade do século XIX e o projeto de sociedade defendido por diversos geógrafos daquele momento. Para tanto, fazemos uma análise dos principais autores (Aroldo de Azevedo, Pierre Monbeig, Delgado de Carvalho) que contribuíram na formação da geografia brasileira enquanto uma ciência moderna e que foram essenciais nas primeiras discussões acerca do lugar do ensino desta ciência em todos os níveis. Acreditamos que ao retomar as concepções e propostas apresentadas por tais autores, sem incorrer no erro na crítica vazia ou na apologia das mesmas, podemos construir caminhos e alternativas para pensar os fundamentos epistemológicos da geografia que hoje fazemos, tanto no que diz respeito à pesquisa quanto ao ensino.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).