Linguagem cartográfica no ensino de geografia

  • Débora da Silva PEREIRA UFG

Abstract

O presente trabalho vem a elencar elementos dos saberes da linguagem cartográfica no ensino de geografia. Os conteúdos do saber cartográficos no ensino fundamental e médio apresentam-se, conforme depoimento de alunos e professores, como os que têm um maior grau de dificuldades no processo de ensino/aprendizagem. Tais dificuldades, por vezes, levam a uma secundarizarão desses conteúdos, seja por falta de materiais adequados, seja por carências nos domínios dos seus fundamentos teóricos e metodológicos. Tomando essa argumentação como verdadeira e sob tudo, entendendo que há de fato dificuldades nos desenvolvimentos desses conteúdos, fundamentais para a compreensão do mundo atual, seja na vida cotidiana seja para os usos profissionais, julga-se necessário um aprofundamento nessa problemática, buscando aprimoramentos que possam contribuir para as possíveis correções dessas fragilidades
How to Cite
PEREIRA, Débora da Silva. Linguagem cartográfica no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 55 - 68, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/411>. Date accessed: 30 sep. 2022.

Keywords

Linguagem, cartografia, ensino, aprendizagem