Linguagem cartográfica no ensino de geografia
Abstract
O presente trabalho vem a elencar elementos dos saberes da linguagem cartográfica no ensino de geografia. Os conteúdos do saber cartográficos no ensino fundamental e médio apresentam-se, conforme depoimento de alunos e professores, como os que têm um maior grau de dificuldades no processo de ensino/aprendizagem. Tais dificuldades, por vezes, levam a uma secundarizarão desses conteúdos, seja por falta de materiais adequados, seja por carências nos domínios dos seus fundamentos teóricos e metodológicos. Tomando essa argumentação como verdadeira e sob tudo, entendendo que há de fato dificuldades nos desenvolvimentos desses conteúdos, fundamentais para a compreensão do mundo atual, seja na vida cotidiana seja para os usos profissionais, julga-se necessário um aprofundamento nessa problemática, buscando aprimoramentos que possam contribuir para as possíveis correções dessas fragilidadesKeywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).