As práticas/saberes agrícolas, contribuição à conservação da biodiversidade local? O caso de André do Mato Dentro, Santa Bárbara, Minas Gerais

  • Janise Bruno DIAS UFMG
  • Lucas Luiz Senhorine PENA UFMG

Abstract

A biodiversidade como parte de uma construção cultural e social, não incluindo apenas espécies e seu retorno econômico, mas também técnicas de cultivo e modo de conservação que são utilizadas durante gerações e fazem parte da tradição de alguns povos/comunidades permite uma reflexão, para além da proposta clássica de conservação da biodiversidade, incorporando a Etnoconservação e a sociobiodiversidade. Nesse estudo, procurou-se identificar as práticas/saberes agrícolas locais e entrever o favorecimento dessas à conservação da biodiversidade local. Por meio de campos de experienciação no subdistrito de André do Mato Dentro,Santa Bárbara-MG, visitou-se propriedades, conversando com moradores/agricultores locais, mapeando práticas/saberes, caracterizando sua relação com o lugar de vida. As impressões resultaram numa cartografia falada das práticas/saberes pelos moradores/agricultores da comunidade. Ali, práticas agrícolas de subsistência e extrativismo vegetal coexistem com exuberante Floresta Estacional Semi-decidual, grande diversidade geológica-geomorfológica e pedológica, pressionadas pelas atividades minerárias, contudo é área prioritária para conservação da biodiversidade.

How to Cite
DIAS, Janise Bruno; PENA, Lucas Luiz Senhorine. As práticas/saberes agrícolas, contribuição à conservação da biodiversidade local? O caso de André do Mato Dentro, Santa Bárbara, Minas Gerais. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 90 - 102, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/414>. Date accessed: 25 apr. 2024.

Keywords

práticas/saberes agrícolas, conservação, sociobiodiversidade