Etnogeomorfologia sertaneja: estudo dos conhecimentos dos produtores rurais do sitio canabravinha, distrito de palestina do cariri, mauriti, ce, acerca dos processos morfodinâmicos

  • Simone Cardoso RIBEIRO URCA

Abstract

A compreensão do conhecimento tradicional sobre o meio ambiente vem sendo visto como essencial na compreensão das realidades ambientais locais das pessoas, especialmente dos agricultores e pecuaristas, sendo crucial para o potencial sucesso ou fracasso de qualquer tipo de desenvolvimento baseado nestas atividades. O objetivo deste trabalho é identificar como os produtores rurais do distrito de Palestina do Cariri, município de Mauriti/CE, entendem os processos geomorfológicos, e se, e como usam este conhecimento para o manejo do ambiente em que vivem. Para isso, desenvolveu-se uma abordagem metodológica no âmbito da Etnogeomorfologia (RIBEIRO, 2012), em comunidades rurais do sítio Canabravinha, onde entrevistas forneceram dados para a análise desta compreensão etnogeomorfológica. O resultado obtido condiz com a hipótese levantada, na qual existe um conhecimento etnogeomorfológico do produtor rural do semiárido nordestino que vem sendo passado através das gerações desde o povoamento da região, de forma vernacular, utilizado em seu cotidiano produtivo. 

How to Cite
RIBEIRO, Simone Cardoso. Etnogeomorfologia sertaneja: estudo dos conhecimentos dos produtores rurais do sitio canabravinha, distrito de palestina do cariri, mauriti, ce, acerca dos processos morfodinâmicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 103 - 112, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/416>. Date accessed: 30 sep. 2022.

Keywords

Geomorfologia; Etnociência; população tradicional; Cariri cearense.