Dinâmica territorial agropecuária e utilização das terras atuais no escritório de desenvolvimento rural de são joão da boa vista

  • Francielly Naves FAGUNDES UNESP
  • Ana Claudia Giannini BORGES UNESP

Abstract

O artigo objetiva compreender a forma de utilização das terras pelas atividades agropecuárias, no período de 2000 a 2013, no Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de São João da Boa Vista – SP e, nos municípios com agroindústrias sucroalcooleiras. A razão da escolha por esta região é a sua tradição na produção leiteira e cafeeira. Para tal, fez-se, revisão bibliográfica e coleta de dados secundários. E, como parâmetro de análise, adotou-se os índices: Efeito Escala (EE) que mensura as alterações do tamanho ou escala das culturas; e o Efeito Substituição (ES) que permite conhecer as áreas que foram substituídas pela expansão de outras culturas. Obteve-se: EE positivo na área total do EDR e dos municípios de Mococa e Tapiratiba e negativo para o município de São João da Boa Vista; e ES positivo para a cana-de-açúcar, em todas as análises, um indicativo de que a cana-de-açúcar está se territorializando.

 

How to Cite
FAGUNDES, Francielly Naves; BORGES, Ana Claudia Giannini. Dinâmica territorial agropecuária e utilização das terras atuais no escritório de desenvolvimento rural de são joão da boa vista. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 178 - 192, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/422>. Date accessed: 25 apr. 2024.

Keywords

EDR de São João da Boa Vista; Uso da terra agrícola; Dinâmica territorial; Cana-de-açúcar.