A territorialidade gaúcha no norte do paraná: apontamentos sobre identidade, migração e cultura nos centros de tradições gaúchas

  • Tatiana COLSANTE UNESP

Abstract

Neste trabalho compreendemos o território em uma perspectiva relacional enfatizando a dimensão simbólica das relações sociais a partir da interface entre migração, cultura e identidade. Analisamos as trajetórias de migrantes gaúchos no Norte do Paraná e sua participação nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Londrina e Maringá, evidenciando os aspectos socioculturais que contribuem para a manutenção de sua identidade territorial. Estes espaços não são de uso exclusivo de migrantes gaúchos, o que nos permitiu verificar a existência de novos sujeitos sociais que resultam do hibridismo cultural entre paranaenses e gaúchos, os quais estamos denominando de paranaúchos, que são indivíduos nascidos no Paraná, mas que vivenciam a cultura gaúcha participando ativamente dos CTGs. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa em campo e registro fotográfico. 

How to Cite
COLSANTE, Tatiana. A territorialidade gaúcha no norte do paraná: apontamentos sobre identidade, migração e cultura nos centros de tradições gaúchas. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 312 - 324, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/432>. Date accessed: 29 mar. 2024.

Keywords

migração gaúcha; territorialidade; Norte do Paraná; Centros de Tradições Gaúchas.