Formação de um patrimônio imaterial evangélico em Fortaleza, Ceará

  • Luiz Raphael Teixeira da Silva Secretaria de Educação do Ceará

Resumo

A pesquisa analisa as práticas rituais evangélicas, com a finalidade de registrar a formação de um patrimônio imaterial evangélico em Fortaleza, capital do Ceará, localizado no Nordeste brasileiro. A análise segue uma abordagem cultural fundamentada na geografia humanista levando em conta a cultura na compreensão da paisagem. Essa paisagem é analisada além da materialidade, para compreender as dimensões da patrimonialização através de uma metodologia que valoriza as intenções dos sujeitos, tendo dados coletados a partir da observação participante. Estes dados passaram por uma interpretação consoante à relevância das ideias, possibilitando considerações finais que refletem sobre o caráter elitista que limita as práticas culturais a moldes que controlam grupos sociais e restringem a capacidade criativa humana em nome do famigerado patrimônio cultural.

Biografia do Autor

Luiz Raphael Teixeira da Silva, Secretaria de Educação do Ceará
possui Doutorado (2016) e Mestrado (2010) em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência como pesquisador nos campos da Geografia Cultural e Geografia e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, Territorialidades, Espetáculos e Festas no espaço público metropolitano que implicam na reestruração socioespacial e educacional urbana. Sendo colaborador do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos -LEGES/UFC. Professor Efetivo da Rede Pública de Ensino do Ceará (SEDUC) e Rede Pública de Ensino de Fortaleza (SME).
Publicado
02/09/2017
Como Citar
SILVA, Luiz Raphael Teixeira da. Formação de um patrimônio imaterial evangélico em Fortaleza, Ceará. GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 142 - 160, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/585>. Acesso em: 12 dez. 2017.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Patrimônio, Evangélico, Paisagem