Geografia interdisciplinar e desenvolvimento territorial

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de prática docente em Geografia, na educação básica, na qual o desafio é tratar do desenvolvimento territorial na sala de aula. Isso exige que o professor realize um percurso interdisciplinar que venha a facilitar sua docência. O objetivo é discutir uma forma possível de abordagem do desenvolvimento territorial mediante as limitações que se apresentam ao professor de Geografia. O enfoque da metodologia foi no uso de temas geradores como forma de aprofundar o diálogo, problematizando a realidade e o contexto dos alunos. O tema técnica foi tomado como elemento fundamental para se pensar o desenvolvimento territorial orientado à autonomia e liberdade. Obteve-se como resultado que o uso do tema gerador foi útil para problematizar o desenvolvimento territorial na sua relação com o (sub)desenvolvimento dos países, em uma perspectiva geográfica. Com isso se chegou a outros temas para fazer uma ponte com o temário geográfico, como território, tecnologia, tecnologia social, desenvolvimento e autonomia.

Biografia do Autor

Arthur Breno Stürmer, Instituto Federal de Alagoas, Brasil

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC) e professor (IFAL).

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Publicado
02/09/2017
Como Citar
STÜRMER, Arthur Breno. Geografia interdisciplinar e desenvolvimento territorial. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 69 - 80, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/586>. Acesso em: 17 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i16.586.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Território; Tecnologia Social; Tema Gerador; Prática Docente.