Geografia interdisciplinar e desenvolvimento territorial

  • Arthur Breno Stürmer IFAL / UFSM

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de prática docente em Geografia, na educação básica, na qual o desafio é tratar do desenvolvimento territorial na sala de aula. Isso exige que o professor realize um percurso interdisciplinar que venha a facilitar sua docência. O objetivo é discutir uma forma possível de abordagem do desenvolvimento territorial mediante as limitações que se apresentam ao professor de Geografia. O enfoque da metodologia foi no uso de temas geradores como forma de aprofundar o diálogo, problematizando a realidade e o contexto dos alunos. O tema técnica foi tomado como elemento fundamental para se pensar o desenvolvimento territorial orientado à autonomia e liberdade. Obteve-se como resultado que o uso do tema gerador foi útil para problematizar o desenvolvimento territorial na sua relação com o (sub)desenvolvimento dos países, em uma perspectiva geográfica. Com isso se chegou a outros temas para fazer uma ponte com o temário geográfico, como território, tecnologia, tecnologia social, desenvolvimento e autonomia.

Biografia do Autor

Arthur Breno Stürmer, IFAL / UFSM
DOUTORANDO EM GEOGRAFIA; MESTRE EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE; ESPEC. EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA AMBIENTAL DO SUL DO BRASIL; ESPEC. EM GESTÃO EDUCACIONAL; ESPEC. EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Publicado
02/09/2017
Como Citar
STÜRMER, Arthur Breno. Geografia interdisciplinar e desenvolvimento territorial. GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 69 - 80, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/586>. Acesso em: 12 dez. 2017.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Território; Tecnologia Social; Tema Gerador; Prática Docente.