O projeto peteca como subsídio a discussão da temática "trabalho infantil" no ensino de geografia

  • Cristiane e Castro Feitosa Melo Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da experiência do Projeto PETECA como subsídio a discussão da temática “trabalho infantil” no ensino de geografia dos alunos do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira, apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e abre discussão na questão do combate à exploração dos jovens, sendo este um compromisso com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes. Na segunda, registra a experiência das ações pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Fortaleza. Por fim, apresenta as considerações finais, discutindo a necessidade de uma tomada de consciência em relação ao trabalho infantil, tendo como base a sociedade, o bairro estudado, mostrando o esforço político e cultural. 

Biografia do Autor

Cristiane e Castro Feitosa Melo, Universidade Estadual do Ceará
Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharelado (1990) e Licenciatura (1993). Especialização em Metodologia em Ensino Fundamental e Médio em História e Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1999), com pesquisa na Educação Ambiental - Título da Monografia: A Reciclagem do Lixo Urbano como Contribuição à Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), na Área de Concentração: Geologia Ambiental - Título da Dissertação: Impactos Ambientais Causados pelas Queimadas nos Solos do Distrito Miranda, Município de Parambu - Ceará. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - PROPGEO/UECE (2015), na Área de Concentração: Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas - Título da Tese: Práticas Produtivas e de Conservação Ambiental no Reordenamento Territorial do Alto Jaguaribe - Ceará. Recebeu o Prêmio de Primeiro Lugar no II Concurso de Teses e Dissertações da UECE, modalidade Tese, na área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), em 2015. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Impactos Ambientais, História, Arte/Literatura, Ensino Religioso e Geografia. 
Publicado
02/09/2017
Como Citar
MELO, Cristiane e Castro Feitosa. O projeto peteca como subsídio a discussão da temática "trabalho infantil" no ensino de geografia. GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 81 - 93, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/590>. Acesso em: 12 dez. 2017.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia; Projeto PETECA; Trabalho Infantil; Conscientização; Cidadania