O projeto peteca como subsídio a discussão da temática "trabalho infantil" no ensino de geografia

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da experiência do Projeto PETECA como subsídio a discussão da temática “trabalho infantil” no ensino de geografia dos alunos do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira, apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e abre discussão na questão do combate à exploração dos jovens, sendo este um compromisso com a cidadania e com o futuro das crianças e adolescentes. Na segunda, registra a experiência das ações pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Fortaleza. Por fim, apresenta as considerações finais, discutindo a necessidade de uma tomada de consciência em relação ao trabalho infantil, tendo como base a sociedade, o bairro estudado, mostrando o esforço político e cultural.

Biografia do Autor

Cristiane e Castro Feitosa Melo, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Doutora em Geografia (UECE) e Professora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Referências

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Publicado
02/09/2017
Como Citar
MELO, Cristiane e Castro Feitosa. O projeto peteca como subsídio a discussão da temática "trabalho infantil" no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 81 - 93, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/590>. Acesso em: 18 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i16.590.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia; Projeto PETECA; Trabalho Infantil; Conscientização; Cidadania