Paulo Freire e humanismo em educação: contribuições a partir de uma perspectiva geográfica

  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasília

Resumo

Paulo Freire, embora não mais presente, ainda é atual em muitas teorias educacionais e libertadoras, sua escrita ainda é capaz de emanar esperança em muitos educadores. Os valores defendidos por ele na educação podem ser facilmente apropriados pelo processo de ensino-aprendizagem em Geografia, em especial o guiado pela Geografia Humanista. De tal modo, visou-se analisar as principais contribuições teóricas paulofreirianas, com destaque para sua visão humanista e as possibilidades para o ensino de Geografia. Destaca-se que essa pesquisa é de cunho teórico elaborada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Sua principal meta é fomentar discussões a respeito de três principais temas ainda pouco relacionados: teoria paulofreiriana, humanismo em educação e geografia escolar.

Biografia dos Autores

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Mestre em Geografia na Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar. 

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós Graduação em Geografia, onde atua na formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao processo de ensino/aprendizagem dessa área do conhecimento, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Território e Paisagem" no contexto da Região Centro - Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Possui significativa experiência em trabalhos referentes à Gestão ambiental de Terras Indígenas e Educação Ambiental. Técnica Especializada Nível 5 no Ministério do Meio Ambiente, na modalidade de contrato temporário, com exercício no Programa de Zoneamento Ecológico - Econômico do Território Nacional/PZEE (2003-2007), Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente/SINIMA (2007-2008) e Programa Nacional de Meio Ambiente/PNMA (2007-2010).

Publicado
02/09/2017
Como Citar
SUESS, Rodrigo Capelle; LEITE, Cristina Maria Costa. Paulo Freire e humanismo em educação: contribuições a partir de uma perspectiva geográfica. GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 94 - 105, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/598>. Acesso em: 12 dez. 2017.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Biografia de Paulo Freire; Geografia escolar; Mundo vivido.