Paulo Freire e humanismo em educação: contribuições a partir de uma perspectiva geográfica

Resumo

Paulo Freire, embora não mais presente, ainda é atual em muitas teorias educacionais e libertadoras, sua escrita ainda é capaz de emanar esperança em muitos educadores. Os valores defendidos por ele na educação podem ser facilmente apropriados pelo processo de ensino-aprendizagem em Geografia, em especial o guiado pela Geografia Humanista. De tal modo, visou-se analisar as principais contribuições teóricas paulofreirianas, com destaque para sua visão humanista e as possibilidades para o ensino de Geografia. Destaca-se que essa pesquisa é de cunho teórico elaborada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Sua principal meta é fomentar discussões a respeito de três principais temas ainda pouco relacionados: teoria paulofreiriana, humanismo em educação e geografia escolar.

Biografia dos Autores

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil

Mestre em Geografia (Universidade de Brasília).

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado
02/09/2017
Como Citar
SUESS, Rodrigo Capelle; LEITE, Cristina Maria Costa. Paulo Freire e humanismo em educação: contribuições a partir de uma perspectiva geográfica. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 94 - 105, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/598>. Acesso em: 17 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i16.598.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Biografia de Paulo Freire; Geografia escolar; Mundo vivido.