Trabalhando espacialização no curso de pedagogia: discussão teórica e relato de experiência prática

Resumo

O ensino de Geografia é um dos elementos presentes nos cursos de formação de Pedagogos no Brasil, juntamente com os demais conhecimentos necessários e pertinentes à prática destes profissionais junto aos alunos. Este artigo discute um dos aspectos analisados no contexto formativo dos Pedagogos, que é o conhecimento sobre os conceitos da Geografia, especialmente o espaço geográfico, conceito de extrema relevância no âmbito da Ciência Geográfica. Para tal, foram discutidos aspectos teóricos, atrelando-se a isso também um relato de experiência didática realizada junto às acadêmicas do referido curso na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó, no ano de 2017. A atividade prática realizada teve como intuito fornecer subsídios para que as acadêmicas pudessem desenvolver e aplicar metodologias em sala de aula, tendo-se como base os conhecimentos sobre a espacialização.

Biografia do Autor

Luana Caroline Kunast Polon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil
Mestra em Geografia (Unioeste).

Referências

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf>. Acesso em 01 jul. 2017.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, nov. 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza/file>. Acesso em 01 jul. 2017.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
GIOMETTI, Analúcia Bueno dos Reis; PITTON, Sandra Elisa Contri; ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri. Leitura do Espaço Geográfico Através das Categorias: Lugar, Paisagem e Território. Conteúdos e Didática de Geografia, UNESP. Disponível em: < http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47175/1/u1_d22_v9_t02.pdf>. Acesso em 29 jun. 2017.
KAERCHER, Nestor André. A Geografia é nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVANNI, A.C. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2ª Ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB, 1999.
PASSINI, Elza Yasuko (Org.). Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2015.
Publicado
02/09/2017
Como Citar
POLON, Luana Caroline Kunast. Trabalhando espacialização no curso de pedagogia: discussão teórica e relato de experiência prática. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 132 - 141, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/602>. Acesso em: 18 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i16.602.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Pedagogia; Espaço Geográfico; Didática; Geografia.