Trabalhando espacialização no curso de pedagogia: discussão teórica e relato de experiência prática

  • Luana Caroline Kunast Polon

Resumo

O ensino de Geografia é um dos elementos presentes nos cursos de formação de Pedagogos no Brasil, juntamente com os demais conhecimentos necessários e pertinentes à prática destes profissionais junto aos alunos. Este artigo discute um dos aspectos analisados no contexto formativo dos Pedagogos, que é o conhecimento sobre os conceitos da Geografia, especialmente o espaço geográfico, conceito de extrema relevância no âmbito da Ciência Geográfica. Para tal, foram discutidos aspectos teóricos, atrelando-se a isso também um relato de experiência didática realizada junto às acadêmicas do referido curso na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó, no ano de 2017. A atividade prática realizada teve como intuito fornecer subsídios para que as acadêmicas pudessem desenvolver e aplicar metodologias em sala de aula, tendo-se como base os conhecimentos sobre a espacialização.

Biografia do Autor

Luana Caroline Kunast Polon
Mestra em Geografia (2014), Especialista em Neuropedagogia (2013) e Graduada em Licenciatura em Geografia (2011). Concentra seus estudos na área da Geografia Humana, com ênfase nos temas: Dinâmica Territorial e Conflitos Sociais em Espaços de Fronteira. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO); Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional e Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da Localidade (GEPILO).
Publicado
02/09/2017
Como Citar
POLON, Luana Caroline Kunast. Trabalhando espacialização no curso de pedagogia: discussão teórica e relato de experiência prática. GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 132 - 141, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/602>. Acesso em: 12 dez. 2017.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Pedagogia; Espaço Geográfico; Didática; Geografia.