Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário

Resumo

Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar.

Biografia dos Autores

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina

Prof. do Curso de Geografia, Departamento de Geociências, UEL

Wilson Aparecido Paschoal, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e Bacharel em Geografia pela UEL

Referências

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Publicado
28/12/2017
Como Citar
MOURA, Jeani Delgado Paschoal; PASCHOAL, Wilson Aparecido. Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 - 10, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609>. Acesso em: 18 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.609.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Degradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação.