A geografia na visão de mundo dos alunos: relatos de uma experimentação metodológica de ensino em São Luís, Maranhão

Resumo

O presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano.

Biografia dos Autores

Marcio José Celeri, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto do Departamento de Geociencias, cursos de licenciatura e bacharerlado em Geografia : São Luís

João Gabriel da Silva Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Geografia licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão.

Referências

PINHEIRO, Antônio Carlos. A Tribuna do Gueto. Doctv, 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ybmvHwFmU44. Acesso em 15 mar 2017.
CALLAI, Helena Copetti. A Formação do Profissional da Geografia: O Professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Rede Globo de Televisão. Cidade dos Homens: A Coroa do Imperador. Vídeo web, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lJalr9owCwo. Acesso em 15 mar 2017.
Rede Globo de Televisão. Cidade dos Homens: Correio. Vídeo web, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NPuL51MSdgU. Acesso em 02 jun 2017.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. 2. Ed. São Paulo: Edusp, 2007.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Fobópole: o medo generalizado e a militarização da questão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
Publicado
28/12/2017
Como Citar
CELERI, Marcio José; OLIVEIRA, João Gabriel da Silva. A geografia na visão de mundo dos alunos: relatos de uma experimentação metodológica de ensino em São Luís, Maranhão. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 - 10, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/611>. Acesso em: 18 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.611.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia Escolar; Metodologias de Ensino; Cartografia Social; Experimentação de Ensino.