Education made with passion: experience for teaching practice in community education project integrar

Abstract

This article aims to report on the activities carried out in teaching practice held through the discipline of Supervised internship in geography III in the first half of the year of 2017, this discipline of the course of degree in Geography from the University of the State of Santa Catarina (UDESC). The text contains bibliographic surveys to stimulate discussion about the adult education (EJA), first of historical and documentary stamp and, subsequently, on the training of teachers for this area. In addition to the description of the Community education project Integrar (stage field) and teaching practice. At the end of the internship, it was not only the importance of the work of future teachers in the field of EJA, but an act which integrates and understand the particularities of this mode of teaching.

Author Biographies

Larissa Anjo Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda do curso de Geografia Licenciatura e bolsista de Ensino no Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO) da Universidade do estado de Santa Catarina.

Larissa Corrêa Firmino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Colaboradora no Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens no CNPq.

References

¬¬¬BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n° 11, de 10 de maio de 2000a. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: . Acesso em: 31/05/2017.
________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n° 1, de 5 de julho de 2000b. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: . Acesso em: 31/05/2017.
_______. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 31/05/2017.
_______. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 31/05/2017.
_______. BRASIL. Ministério da Educação. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5° a 8° série: Geografia. 2002. Disponível em: . Acesso em: 02/08/2017.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 6 ed. Campinas: Papirus, 2006. 192 p.
CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, Série Princípios, 1989.
DARSKI, R. A alfabetização geografia como um compromisso do pré-vestibular popular.
In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Movimentos para ensinar geografia. Porto Alegre: Letra 1, 2016. p. 133-142.
D’AVILA, G. T. O ensino superior como projeto profissional para “ser alguém”: repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes. 2006. 102 f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
INTEGRAR. Projeto de Educação Comunitária. Histórico de aprovações: Educação feita com paixão. 2015. Disponível em . Acesso em: 23 maio 2017.
MACHADO, M. M. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Retratos da Escola, Brasília, v. 2, p.161-173, jan/dez 2008.
MAURÍCIO, S. S. Geografias constituídas com o projeto de educação comunitária integrar. 2015. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Centro de ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
BORGES NETO, F. A Geografia escolar do aluno EJA: Caminhos para uma prática de ensino. 2008. 180 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
RIBAS, M. S., SOARES, S. T. Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. In: Seminário de Pesquisas em Educação da Região Sul (ANPED), 9, 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012.
ROCHA, K. C. Perspectiva formativa dos trabalhadores estudantes no projeto de educação comunitária integrar no contexto do ensino de geografia. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
ROCHA, K. C., MARTINS, R. E. M. W.; Experiências da prática docente do professor de geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do Projeto de Educação Comunitária Integrar. In: Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: .
SANTOS, E. S. dos. Educação Geográfica de Jovens e Adultos Trabalhadores: concepções, políticas e propostas curriculares. 2008. 353 f. Tese (Doutorado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2008.
VARGAS, S. M., FANTINATO, M. C. C. B. Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo e autonomia. Diálogo Educacional, v. 11, n. 34, p. 915-931, set/dez 2011.
Published
28/12/2017
How to Cite
SANTOS, Larissa Anjo; FIRMINO, Larissa Corrêa; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Education made with passion: experience for teaching practice in community education project integrar. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 - 13, dec. 2017. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/619>. Date accessed: 25 dec. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.619.
Section
ARTICLES

Keywords

EJA; Estágio docente; Geografia; Formação de professores.