Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de destacar a categoria lugar na compreensão da espacialidade, no sentido de viabilizar a construção de significados vividos por uma dada comunidade, num dado local, passíveis de compreensão da própria totalidade e, por conseguinte, da apreensão do processo de produção e reprodução do próprio espaço. Pesquisas evidenciam que é possível atribuir significados aos conteúdos de Geografia por meio da identificação e análise dos fenômenos experimentados no cotidiano vivido pelos alunos e sua posterior relação com outros contextos, em outras escalas. A metodologia utilizada para sua elaboração baseia-se na perspectiva qualitativa, cuja pesquisa bibliográfica apoia-se em autores que pesquisam a temática da Geografia Escolar. Nesse sentido, o trabalho está dividido em três momentos inter-relacionados. A preferência dessa temática relaciona-se à busca por possibilidades e proposições metodológicas mais condizentes com o processo de ensinar/aprender Geografia.

Biografia do Autor

Hugo de Carvalho Sobrinho, Universidade de Brasília

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração - Gestão Territorial e Ambiental - na Linha de pesquisa: Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional - Eixo Temático: Ensino e método em Geografia. Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História. Licenciado em Pedagogia. Atualmente integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB.

Referências

ALVES, G. A. Cidade, cotidiano e TV. In:CARLOS, A. F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
BAILLY, A. SCARIATI, R. L'humanisme en géographie. In: BAILLY, Antoine. Les concepts de la géographie humanine. Paris: Armand Colin,p.213-222, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2001.
CALLAI, H. C. Geografia: um certo espaço, uma certa aprendizagem. Tese (Doutorado em Geografia) – Pós-Graduação em Geografia. São Paulo: USP, 1995.
____________. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In:CASTRIGIOVANNI, A. C. et al (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da Universidade, p. 56-60, 1999.
____________. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, p. 72-112, 2000.
____________. A Geografia escolar - e os conteúdos da Geografia. Anekumene, v. 1, n. 1, p. 128–139, 2011.
CARLOS, A. F. A. O lugar no/ do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007.
CARVALHO SOBRINHO, H. LEITE, C. M. C. Geografia Escolar e o lugar: construção de um processo de ensino/aprendizagem significativo. Presidente Prudente: Enapege, 2015.
____________. A categoria lugar na construção de significados no ensino de Geografia: alguns pressupostos. Revista Querubim, n. 30, v. 2, p. 112-118, 2016. Disponível em < http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/zzquerubim_30_v_2.pdf>. Acesso em 15/12/2016.
CASTELLAR, S. M. V. Educação Geográfica: Formação e didática. In: MORAIS, E. M. B.; MORAES, L. B. (Orgs.). Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Nepeg, 2010.
CASTELLAR, S. M. V. VILHENA, J. Ensino de Geografia. Cengage Learning, 2010.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
____________. A Geografia escolar e a cidade: Ensaios de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
____________. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
DAMIANI, A. L. A Geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, Ana Fani. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 50-61.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FERREIRA, L. F. Acepções recentes do conceito de lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Território. Rio de Janeiro, ano 5, n. 9, p. 65-83, jul./dez., 2000.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: ed. Loyola, 1992.
LEITE, C. M. C. “Geografia no Ensino Fundamental” In: Universidade/Departamento de Geografia. Espaço e Geografia (UnB), v. 5, p. 245-280, 2002.
____________. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professor de Geografia do ensino fundamental. 222 f., 2012. Tese (doutorado em Geografia). Faculdade de Educação, Programa de pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, 2012.
LEITE, C. M. C. BARBATO, S. B. Reflexões sobre o conceito de lugar na escola contemporânea. Espaço e Geografia, v. 14, p. 225-255, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Didática, São Paulo: Cortez. 1994.
MACÊDO, H. C. REFLETINDO SOBRE O ESPAÇO VIVIDO: o lugar na construção dos conhecimentos geográficos. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 5, n. 10, p. 152-165, 2016.
MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (orgs.).Qual espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.
OLIVEIRA, S. R. F. O que fomos, o que somos e o que queremos ser: uma reflexão sobre a docência. História; Ensino, v. 11, p. 63-73, 2012.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
RELPH, E. Place and placelessness. London: Pion, 1976.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
____________. O espaço do cidadão. 5 ed. São Paulo: Studio Nobel, 2000.
____________. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: EDUSP, 2008.
____________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: BestBolso, 2009.
STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. Annablume, 2008.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina, PR: Eduel, 2013.
Publicado
28/12/2017
Como Citar
CARVALHO SOBRINHO, Hugo de. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 - 17, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/625>. Acesso em: 20 jul. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.625.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Categoria Lugar; Geografia Escolar; Significados.