Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de destacar a categoria lugar na compreensão da espacialidade, no sentido de viabilizar a construção de significados vividos por uma dada comunidade, num dado local, passíveis de compreensão da própria totalidade e, por conseguinte, da apreensão do processo de produção e reprodução do próprio espaço. Pesquisas evidenciam que é possível atribuir significados aos conteúdos de Geografia por meio da identificação e análise dos fenômenos experimentados no cotidiano vivido pelos alunos e sua posterior relação com outros contextos, em outras escalas. A metodologia utilizada para sua elaboração baseia-se na perspectiva qualitativa, cuja pesquisa bibliográfica apoia-se em autores que pesquisam a temática da Geografia Escolar. Nesse sentido, o trabalho está dividido em três momentos inter-relacionados. A preferência dessa temática relaciona-se à busca por possibilidades e proposições metodológicas mais condizentes com o processo de ensinar/aprender Geografia.

Biografia do Autor

Hugo de Carvalho Sobrinho, Universidade de Brasília

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração - Gestão Territorial e Ambiental - na Linha de pesquisa: Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional - Eixo Temático: Ensino e método em Geografia. Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História. Licenciado em Pedagogia. Atualmente integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB.

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Publicado
28/12/2017
Como Citar
CARVALHO SOBRINHO, Hugo de. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 - 17, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/625>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.625.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Categoria Lugar; Geografia Escolar; Significados.