Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation

Abstract

This article seeks to think about results of a teaching and learning approach applied at the continued formation of Geography teachers in Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Critical Significant Learning principles proposed by Moreira (2005). The course was structured to support the Technological and Pedagogical Knowledge of the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) Content as a result of an integrated knowledge vision articulated by Mishra & Koehler (2006). Based on a pedagogical context which seems to match the using of digital technologies with Valente's Learning Spiral (2005), with the contributions of Didactics of the Sciences, proposed by Zabala (1998) and with the Critical Significant Learning of Moreira (2005).

Author Biographies

Marcelo Augusto Rocha, Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL - 2015). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2009). Graduado em Geografia, modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - 2007). Atualmente atua como Professor do Magistério Superior na Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA. Suas principais linhas de Pesquisa são: Ensino de Geografia; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vinculadas aos processos de Ensino e de Aprendizagem; Formação de Professores e Saberes Docentes. 

Rosana Figueiredo Salvi, Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduação em Geografia - Bacaharelado e Licenciatura - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Na graduação tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino de Geografia, Epistemologia, História e Filosofia da Ciência. Na pós-graduação atua nas áreas de Geografia e Educação científica, com ênfase em Epistemologia e História e Filosofia da Ciência, nos níveis de mestrado e doutorado.

References

AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, Plátano Edições Técnicas. Tradução ao português de Lígia Teopisto, do original The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. 2003.
KOEHLER, M. J., & MISHRA, P. (2008). Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: AACTE (Ed.). The Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge for Educators. Routledge.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054, 2006.
MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre. 2005.
MOREIRA. M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. Publicada também em Indivisa, Boletín de Estúdios e Investigación, nº 6, pp. 83-101, 2005, com o título Aprendizaje Significativo Crítico. 1ª edição, em formato de livro, 2005; 2ª edição 2010.
MOREIRA. M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. Versão revisada e estendida de conferência proferida no III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa (Peniche), 2000. Publicada nas Atas desse Encontro, p.p. 33-45, com o título original de Aprendizagem significativa subversiva.
NIESS, M. L., RONAU, R. N., SHAFER, K. G., DRISKELL, S. O., HARPER, S. R., JOHNSTON, C., BROWNING, C., ÖZGÜN-KOCA, S. A., & KERSAINT, G. Mathematics Teacher TPACK Standards and Development Model. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v., n.1,(2009.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-27, 1987.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11/10/2013.
TEIXEIRA E DANTAS, Lucivalda Sousa; MENDES, Marcelo Alves. A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic) Na Geografia: Uma Abordagem Interdisciplinar No Processo de Ensino e Aprendizagem. GEONORDESTE, Ano XXI, n.2. 2010.
TOMITA, Luzia Mitiko Saito. Ensino de Geografia: aprendizagem significativa por meio de mapas conceituais. 2009. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo. 2009.
VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Campinas, SP: [s.n.].Tese (Livre Docência). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2005.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Arte
Published
28/12/2017
How to Cite
ROCHA, Marcelo Augusto; SALVI, Rosana Figueiredo. Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 - 14, dec. 2017. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627>. Date accessed: 23 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.627.
Section
ARTICLES

Keywords

Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente.