(Web) cartografia e realidade aumentada: novos caminhos para o uso das tecnologias digitais no ensino de geografia

Resumo

O uso das tecnologias digitais, em especial na educação pode tornar aulas mais atrativas e influenciar diretamente na evolução cognitiva e no bem-estar no ambiente escolar. Equipamentos eletrônicos ligados à internet tornaram-se indispensáveis para grande parte da população. Os smartphones, especialmente, são hoje os equipamentos mais populares do mundo. Nesse sentido, foram esboçadas algumas possíveis intervenções didáticas para o ensino, especialmente de geografia, fundamentados no contexto da WEB 2.0 e WEB 3.0, utilizando as tecnologias digitais e virtuais, que, por sua vez, são acessadas por esses dispositivos. Destacam-se a (WEB) Cartografia, a Realidade Aumentada (RA), e o (GEO) Entretenimento, instrumentados em plataformas Google Earth, Google Street View, aplicativos para RA e jogos online.

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira dos Santos, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, colaboradora do Earth Observation Labomar laboratory - EOLlab/UFC.

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Publicado
29/12/2017
Como Citar
SANTOS, Ana Maria Ferreira dos. (Web) cartografia e realidade aumentada: novos caminhos para o uso das tecnologias digitais no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 -14, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/647>. Acesso em: 25 set. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.647.
Seção
ARTIGOS