O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar.

Biografia dos Autores

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Professor do Curso de Licenciatura em Geografia (IFCE), Campus Iguatu.

Francisco Claudemir Barbosa do Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor Substituto do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Iguatu.

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Publicado
17/12/2018
Como Citar
ALBUQUERQUE, Francisco Nataniel Batista de; AMARAL, Francisco Claudemir Barbosa do. O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 12, dez. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682>. Acesso em: 20 maio 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.682.
Seção
ARTIGOS