O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar.

Biografia dos Autores

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal do Ceará

Professor do Curso de Licenciatura em Geografia (IFCE), Campus Iguatu.

Francisco Claudemir Barbosa do Amaral, Instituto Federal do Ceará

Professor Substituto do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Iguatu.

Referências

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Publicado
17/12/2018
Como Citar
ALBUQUERQUE, Francisco Nataniel Batista de; AMARAL, Francisco Claudemir Barbosa do. O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 12, dez. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/682>. Acesso em: 17 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.682.
Seção
ARTIGOS