Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a realidade do ensino de climatologia nas aulas de Geografia e a formação do docente dessa área. Percebemos um grande despreparo para a abordagem dessa temática pelos professores, sendo que, muitas vezes, esse conteúdo é abordado de forma superficial ou até mesmo não é mencionado nas escolas. Quando lecionado nas aulas, o assunto é apresentado a partir dos livros didáticos, de forma descontextualizada, estática, desarticulada e dissociada das relações sociais. Isso dificulta a compreensão e assimilação do aluno em determinados conteúdos que precisam ser ministrados de uma forma mais prática ou associado ao mundo que o cerca. Diante disso, elaboramos um curso de extensão sobre o Ensino de Climatologia destinado a professores de Geografia da rede de Ensino Básico e para os graduandos em Geografia. Foi possível obter resultados sobre como esses professores e estudantes aprenderam e transmitem os conteúdos de climatologia nas escolas. Compreendemos que a climatologia se enquadra no tipo de conhecimento que deve ser tratado com aulas teóricas e práticas, de modo a compreender sua dinâmica e a sua influência no cotidiano dos alunos.

Biografia dos Autores

Michele Souza da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Cristiane Cardoso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Doutora Associada I do curso de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Referências

ANTUNES, Celso Avelino; PEREIRA, Maria do Carmo; VIEIRA, Maria Inês. Geografia e Participação. 2. ed. São Paulo, IBEP, 2012. 176p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156p.
_________. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC,2006.133p.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008. Brasília:MEC, 2008.108p.
CALLAI, Helena.C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n..66, p. 227-247, 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: Avanços, Caminhos, Alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO - PERSPECTIVAS ATUAIS. Belo Horizonte, Novembro de 2010. Anais I seminário nacional: currículo em movimento - perspectivas atuais, novembro de 2010. p.1-16. Disponível em: Acesso em 21 de junho de 2017.
FIALHO, Edson Soares. Práticas do ensino de climatologia através da observação sensível. Revista Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 105-123, 2007.
_________. Climatologia: Ensino e Emprego de Geotecnologias. Revista Brasileira de Climatologia, Paraná, v. 13, n. 9, p.30-50, 2013.
MOREIRA, João Carlos e EUSTÁQUIO, Sene de. Projeto Múltiplo: Geografia. Volume único. Partes 1 ,2 e 3. São Paulo: Scipione, 2014, 912p.
SAMPAIO, Fernando dos Santos e MEDEIROS, Marlon C. Para viver juntos. Geografia: ensino fundamental.3. ed. São Paulo: Edições SM, 2012, 223p.
SANTANA FILHO, Manoel Martins de. Notas sobre Geografia Escolar: da sua pertinência contemporânea e das coisas que desfocam a prática docente. In: TONINI, Ivaine Maria et al. (orgs.) O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação,2014. p. 227-239.
SILVA, Jorge Luiz Barcellos. Quais saberes constituem um bom professor de Geografia? In: TONINI, Ivaine Maria. Et al. (orgs.) O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014. p.215 - 226.
STEINKE, Ercília Torres. A prática pedagógica no ensino fundamental: Sensações e representações do cotidiano. Revista ACTA Geográfica, Boa vista, Edição Especial, p.77-86, 2012a.
_________. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012b. 144p.
VESENTINI, José W. (org). Geografia e Ensino – textos Críticos. 7.ed. São Paulo: Papirus, 2003. 201p.
Publicado
17/12/2018
Como Citar
SILVA, Michele Souza da; CARDOSO, Cristiane. Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 17, dez. 2018. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/691>. Acesso em: 17 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.691.
Seção
ARTIGOS