O jogo didático de trilha como estratégia de ensino de Geografia

Resumo

A educação lida com desafios como a necessidade de desenvolver aulas mais dinâmicas e participativas, frente a um mundo com tantas informações tecnológicas disponíveis, as aulas expositivas não atraem os estudantes. Nesse cenário foi formulado o jogo didático no formato de trilha, um jogo muito utilizado pelos jovens, objetivando analisar o impacto desse recurso nas aulas de Geografia. O tema escolhido para produzir os jogos foi o tempo geológico e domínios morfoclimáticos brasileiros. Foi apresentado para estudantes que não tinham estudado o tema e outros que já o estudaram, considerando desta maneira ser possível comparar os resultados e avaliar a viabilidade. Após a participação no jogo esses mostraram receptividade e argumentaram ser essa estratégia um meio potencial para os docentes tornar suas aulas participativas e viabilizar caminhos para concretização da aprendizagem.

Biografia dos Autores

Marcelo Ricardo Bezerra de Miranda, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Brasil

Professor da Graduação de Licenciatura em Geografia do IFPE.

João Luiz da Silva Vieira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Estudante do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPE.

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Publicado
01/09/2019
Como Citar
MIRANDA, Marcelo Ricardo Bezerra de; VIEIRA, João Luiz da Silva. O jogo didático de trilha como estratégia de ensino de Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 1 - 13, set. 2019. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/803>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i22.803.
Seção
ARTIGOS