Aulas de Geografia Física e metodologias aplicáveis ao ambiente escolar

Resumo

Ao considerar a importância do estudo das metodologias aplicadas aos conteúdos da Geografia, percebe-se a necessidade de uma estreita relação, no processo de ensino/aprendizagem, entre teoria e prática. Dessa forma, objetiva-se realizar uma análise e reflexão das metodologias aplicáveis ao ensino de Geografia Física, considerando as potencialidades dos mapas conceituais, das maquetes e dos trabalhos de campo, tendo como referência as experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O procedimento metodológico baseou-se em revisões bibliográficas sobre a temática central. Constata-se que os métodos e os instrumentos de aprendizagem devem ser aplicados no ambiente escolar, tendo em vista que os recursos e as metodologias emergem para suprir as necessidades que se fazem presente no ensinar e no aprender geográfico.

Biografia dos Autores

Marcos Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil

Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Iran de Oliveira Cordeiro Junior, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil

Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil

Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

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Publicado
01/09/2019
Como Citar
SOUSA, Marcos Gomes de; CORDEIRO JUNIOR, Iran de Oliveira; ALBUQUERQUE, Emanuel Lindemberg Silva. Aulas de Geografia Física e metodologias aplicáveis ao ambiente escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 81 - 90, set. 2019. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/807>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i22.807.
Seção
ARTIGOS