Propostas de mapeamentos colaborativos como estratégias para o ensino de Geografia

Resumo

O desenvolvimento da informática e da comunicação tem promovido um novo escopo da Cartografia, com a difusão e construção de mapas por meio de navegadores de internet. Pelo fato de as práticas de mapeamento colaborativos serem ainda incipientes no ambiente escolar, o objetivo do presente trabalho é o de apresentar propostas para o uso dessa tecnologia no ensino-aprendizagem em Geografia. Para tanto, são apresentadas as aprendizagens presentes na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental que possam ser abarcadas pelo uso de plataformas de mapeamento colaborativo e indicados alguns exemplos do uso do Google My Maps. O uso das plataformas onlinede mapeamento colaborativo no ensino demonstra o acesso e a instrumentação em tecnologias que possam ser posteriormente empregadas para a vida cotidiana, o exercício da cidadania e o mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Diego Tarley Ferreira Nascimento, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Professor do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG).

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Publicado
01/09/2019
Como Citar
NASCIMENTO, Diego Tarley Ferreira. Propostas de mapeamentos colaborativos como estratégias para o ensino de Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 49 - 61, set. 2019. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/812>. Acesso em: 14 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i22.812.
Seção
ARTIGOS