Uso de plataformas de dados e Google Earth Engine no ensino da criosfera e mudanças climáticas

Resumo

A proposta dessa pesquisa é apresentar planos de aula, utilizando TICs, para auxiliar professores no ensino de mudanças climáticas e Criosfera. Os planos de aula foram construídos com itens de objetivo, descrição da aula, atividade e público alvo. Foram propostas duas aulas (1 e 2) onde serão discutidos conceitos da Criosfera e como sua dinâmica é alterada pelo fator antrópico. Os alunosserão estimulados a refletirem sobre os efeitos das mudanças climáticas na sua cidade, e como podem ser adotadas estratégias para minimizarem esses impactos (Aulas 4 e 5). Abordando o contexto social, uma aula (a 3) propõe a discussão sobre como as comunidades de baixa renda serão afetadas. Os planos de aula foram organizados segundo uma lógica de ensino-aprendizagem que estimula o aluno a ter uma visão sistêmica dos efeitos e impactos das mudanças climáticas.

Biografia dos Autores

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Luiz Felipe Velho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Porto Alegre.

Kátia Kellem da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado
01/09/2019
Como Citar
PETSCH, Carina; VELHO, Luiz Felipe; ROSA, Kátia Kellem da. Uso de plataformas de dados e Google Earth Engine no ensino da criosfera e mudanças climáticas. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 36 - 48, set. 2019. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/822>. Acesso em: 14 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i22.822.
Seção
ARTIGOS