A utilização de tecnologias na cartografia escolar: jogo digital para a alfabetização cartográfica

  • Gabriela DAMBROS Universidade Federal de Santa Maria
  • Franciele Francisca Marmentini ROVANI Universidade Federal de Santa Maria
  • João Henrique QUOOS Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberto CASSOL Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

A presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar um jogo digital capaz de auxiliar no processo de alfabetização cartográfica e validá-lo com os sujeitos do ensino e aprendizagem da Geografia. Para tanto, primeiramente realizou-se um aprofundamento nas questões teórico-metodológicas por meio do resgate teórico. Definidas as matrizes teóricas deu-se início a elaboração do jogo digital. A validação do jogo ocorreu na quinta série da Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, localizada no município de São Pedro do Sul/RS. Como resultado aponta-se que a elaboração e validação do jogo “Pedrinho em: conhecendo o mapa”  propiciou uma aprendizagem significativa da alfabetização cartográfica e forneceu um importante recurso didático para o Município.

 

Published
19/07/2013
How to Cite
DAMBROS, Gabriela et al. A utilização de tecnologias na cartografia escolar: jogo digital para a alfabetização cartográfica. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 4-15, july 2013. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/181>. Date accessed: 27 feb. 2021.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Jogo Digital; Alfabetização Cartográfica; Ensino de Geografia