A problemática da prática pedagógica dos professores de história que lecionam geografia: notas para um debate

  • Marcos Antonio SOUZA

Abstract

Atualmente ainda se tem observado em várias escolas do país a atuação de licenciados em história em outras áreas atuando no ensino de geografia. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo identificar os principais problemas em relação a esta pratica, no intuito de compreender suas implicações tanto para a aprendizagem dos alunos, quanto para o cumprimento dos objetivos propostos para o ensino de geografia.

Diante disso, pode se concluir que esta prática implica negativamente na aprendizagem dos alunos, tendo em vista que a formação universitária dos licenciados em história não os qualifica para trabalhar com a abordagem geográfica do fenomênico, uma vez que a estes falta o domínio de determinados conteúdos, principalmente aqueles ligados aos aspectos físicos da geografia, tendendo a uma abordagem historicista da realidade estudada, o que dificulta a compreensão dos processos de construção dos arranjos espaciais, assim como das espacialidades dos fenômenos que caracterizam a abordagem geográfica.

Author Biography

Marcos Antonio SOUZA
DOUTORANDO EM GEOGRAFIA PELA UEL.
Published
28/05/2015
How to Cite
SOUZA, Marcos Antonio. A problemática da prática pedagógica dos professores de história que lecionam geografia: notas para um debate. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 28 - 36, may 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/232>. Date accessed: 02 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

abordagem geográfica; abordagem historicista; professor substituto; formação docente; ensino de geografia.