Desertificação e conhecimento escolar no seridó potiguar: a educação ambiental como possibilidade de formação e cidadania

  • Marcelo Silva de Lucena Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal de Campina Grande
  • Alessandro Augusto de Barros Façanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rayane Karinny Gomes Berto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

No semiárido brasileiro, a desertificação é um grave problema ambiental. Destarte, os planos para sua mitigação instituíram a educação como ferramenta de intervenção social nas áreas afetadas. Mas, tais ações não têm sido efetivas. Assim, este trabalho visa avaliar o conhecimento da desertificação em uma escola de educação básica do Seridó Potiguar, para caracterizar sua representação conceitual entre os alunos, a relação com ações humanas e as estratégias de educação ambiental frente à questão. Usou-se um questionário semiestruturado, abordando aspectos conceituais, contextuais e causais da desertificação, apregoados pelos currículos educacionais.  As evidências preliminares apontam a fragilidade do conhecimento sobre a desertificação e suas correlações sociais e ambientais, as quais podem ser melhoradas mediante a elaboração de uma política de educação ambiental efetiva na escola.

Biografia dos Autores

Marcelo Silva de Lucena, Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal de Campina Grande
Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais área de Concentração Recursos Florestais e Engenharia Floresta, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande
Alessandro Augusto de Barros Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará na área de ensino de Ciências (2010), possui licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2005). É professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/CERES/CAICÓ. Trabalha com projetos de Educomunicação, divulgação científica e mídias no ensino de Ciências. Pesquisa nessas áreas e na formação e desenvolvimento docente. Coordenou e implementou o Programa Educando Com(ns)Ciências como ação de extensão radiofônica na UFPI.
Publicado
02/09/2017
Como Citar
LUCENA, Marcelo Silva de; FAÇANHA, Alessandro Augusto de Barros; BERTO, Rayane Karinny Gomes. Desertificação e conhecimento escolar no seridó potiguar: a educação ambiental como possibilidade de formação e cidadania. GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, Fortaleza, v. 8, n. 16, p. 41 - 52, set. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/606>. Acesso em: 12 dez. 2017.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Educação ambiental; desertificação; conhecimento escolar.