Construção do conhecimento geográfico na educação escolar quilombola: a cartografia participativa como caminho didático metodológico

Resumo

O presente estudo sintetiza a experiência, avaliação e reflexão da proposta didático-pedagógica da Cartografia Participativa no ensino de Geografia para a Educação Escolar Quilombola. A intervenção foi aplicada na E.M.E.F. Olímpio Nogueira Lopes no Quilombo Alto Alegre em Horizonte – Ceará, e centrou-se na construção coletiva e participativa de mapas a partir da técnica overlay, utilizando-se de imagens de satélite e papel poliéster para a representação dos elementos a serem mapeados. Nota-se a que construção da Cartografia Participativa na escola é uma potencial ferramenta didática para aprendizagem dos conhecimentos conceituais e procedimentais da Cartografia, além e sobretudo, ter sido instrumento para conhecer, reconhecer e ressignificar o conhecimento sobre o território, saberes e tradições quilombolas no espaço escolar.

Biografia dos Autores

Brenda Thaís Galdino Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Geografia - Universidade Federal do Ceará

Adryane Gorayeb, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta - Universidade Federal do Ceará

Leilane Oliveira Chaves, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Universidade Federal do Ceará

Thania Gorayeb Sucupira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal do Ceará

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Publicado
28/12/2017
Como Citar
ROCHA, Brenda Thaís Galdino et al. Construção do conhecimento geográfico na educação escolar quilombola: a cartografia participativa como caminho didático metodológico. Geosaberes: revista de estudos geoeducacionais, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1 - 12, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/613>. Acesso em: 20 abr. 2018. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.613.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Educação Escolar Quilombola; Ensino de Geografia; Cartografia Participativa