Papel dos sujeitos sociais envolvidos no processo avaliativo de livros didáticos de geografia para as séries iniciais do ensino fundamental I

  • Rosilene AIRES SEDUC

Abstract

Este artigo tem como preocupação central discutir o papel dos sujeitos sociais envolvidos no processo avaliativo dos livros didáticos voltados ao ensino fundamental I, indicando contradições existentes em suas atuações. Esta caracterização baseou-se em referenciais teóricos, documentos oficiais e alguns depoimentos de professores da cidade de Fortaleza que foram coletados por mim em vivências pedagógicas. Percebe-se que atuam na edição, seleção, escolha e distribuição dos livros, segmentos sociais com interesses distintos que deixam a desejar na construção de critérios e no uso de ferramentas que permitam avaliação adequada dos livros didáticos de Geografia.

Author Biography

Rosilene AIRES, SEDUC

Mestre em geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará nos níveis fundamental e médio.

 

Published
06/08/2011
How to Cite
AIRES, Rosilene. Papel dos sujeitos sociais envolvidos no processo avaliativo de livros didáticos de geografia para as séries iniciais do ensino fundamental I. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 78-88, aug. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/73>. Date accessed: 20 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

livro didático;ensino de Geografia;séries iniciais;sujeitos sociais