Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia

Resumo

A sociedade do século XXI é marcada pelos avanços tecnológicos. Elas transformam e alteram as relações sociais no espaço-tempo, principalmente na categoria trabalho. E considerando a explosão do uso da Realidade Virtual – tecnologia que simula a realidade real emergindo quem a use numa realidade imaterial – em diversas áreas. Podemos perguntar: qual a importância do uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia? O objetivo deste estudo é analisar o rebatimento socioeducacional do uso da tecnologia de RV como recurso didático para a prática e ensino de Geografia. Para produção didática trabalhamos os conflitos socioambientais e o que é ser indígena no Brasil no século XXI. Dentre os resultados destacam-se maior engajamento e empatia pelo conteúdo e pela ciência geográfica.

Biografia dos Autores

Matheus José dos Santos Trindade, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil

Graduando em Geografia da Universidade Federal do Sergipe (UFS).

Cristiano Aprígio dos Santos, Universidade Federal do Sergipe (UFS), Brasil

Professor do curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Sergipe (UFS).

Referências

CARDBOARD. Disponível em: . Acesso em: 04 maio. 2019.

EDITORA ELEFANTE. Xondaro. Disponível em: . Acesso em: 20 maio. 2019

FILME EM REALIDADE VIRTUAL: Fogo na Floresta. Produção de Instituto Socioambiental. 2017. . Acesso em: 02 mar. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (ISA). Menos Preconceito Mais Índio. Disponível em: . Acesso em: 20 maio. 2019.

MARTÍN, Alfonso Gutiérrez. Alfabetiztazción Digital: algo más que ratones y teclas. Editorial Gedisa, Barcelona, 2003.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL INDÍGENA (MNI). Indígenas exigem ‘demarcação já’ em ato histórico na esplanada dos ministérios. Disponível em: . Acesso em: 20 maio. 2019.

PIRES, Hindenburgo Francisco. EAD e Ensino de Geografia: A política da escala e a escala da política. In: X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia – X ENPEG, 2009, Porto Alegre. Anais do X ENPEG. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

PINHO, M.S.; KIRNER, C. Uma Introdução a Realidade Virtual. Minicurso do X Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens - 14 a 17 de outubro de 1997, Campos do Jordão, SP.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon . Vol 9, no 5.
Setembro/Outubro, 2001.
Publicado
01/09/2019
Como Citar
TRINDADE, Matheus José dos Santos; SANTOS, Cristiano Aprígio dos. Realidade virtual na sala de aula: prática de ensino de Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 72 - 80, set. 2019. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/814>. Acesso em: 14 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i22.814.
Seção
ARTIGOS